Desenvolvimento Web: conceito, vantagens e carreira

O front-end é toda a programação na parte visível de um site, chamada de client-side, sua interface externa, onde o usuário faz suas interações. Já o back-end é a programação que envolve a parte interna de um site, ou seja, aquilo que tem relação com o funcionamento e armazenamento de dados. O Back-End, por sua vez, trabalha em tudo que está por trás do funcionamento do site ou aplicativo, utilizando principalmente ferramentas de linha de comando e análise de dados. Já o Full-Stack é o profissional que desenvolve projetos de ambas as frentes –– é a área mais complexa. Além disso, os sistemas, plataformas e softwares estão cada vez mais robustos. À medida que atualizações e novas tecnologias aparecem, somente um programa de graduação como a faculdade de Desenvolvimento Web é capaz oferecer a base de conhecimentos complexos necessária para uma relevante atuação profissional.

dicas para começar sua carreira na área!

Diversos fatores contribuem para que as empresas prefiram investir em uma aplicação web. Uma delas é a redução no investimento com a infraestrutura necessária para a utilização de aplicações locais, em que há o custo com licenças de softwares, além das despesas com o hardware necessário. Por fim, e não menos importante que as anteriores, o Hypertext https://www.ubirataonline.com.br/2024/04/30/ciencia-de-dados-como-a-inteligencia-artificial-afeta-o-futuro-da-profissao/ Markup Language (HTML) e o Cascading Style Sheets (CSS) costumam andar juntos e compõem grande parte dos websites hoje existentes. Quando falamos em codificação, a imagem que nos vem à cabeça é algo parecido com o que vemos no filme Matrix. Isto é, um monte de código numérico descendo na tela e dando um “bug” na cabeça de qualquer pessoa, certo?

De Aprendiz a Profissional: Como se Tornar Desenvolvedor Web

Uma das melhores maneiras de se manter atualizado é continuar trabalhando em aumentar seu portfólio. Aceite qualquer chance de colaborar com outros desenvolvedores em projetos fora da sua especialização. Se você tem interesse em se tornar um desenvolvedor full-stack, é assim que irá aprender sobre diferentes campos do desenvolvimento. Alternativamente, você pode aprender Ciência de dados: como a Inteligência Artificial afeta o futuro da profissão de modo independente com a ajuda de tutoriais online no YouTube e fóruns de discussão com temática de programação. Por exemplo, o Stack Overflow pode ajudar você a se conectar com desenvolvedores amadores e profissionais com os mais diferentes tipos de especialização. As suas responsabilidades incluem projetar os layouts desses sites e desenvolver funcionalidades para atender às necessidades dos usuários.

Desenvolvimento de Sistemas Web: Front-end vs. Back-end

Primeiramente, decida se você quer ser um desenvolvedor front-end ou um desenvolvedor back-end. A paixão tem um papel importante em determinar a especialização certa para você, e vale lembrar que tanto o desenvolvimento back-end quanto o front-end exigem habilidades diferentes. Às vezes, quando o projeto está finalizado, um desenvolvedor web pode tomar a responsabilidade de manter o desempenho do site, executar atualizações e verificar problemas técnicos. Muito mais prático que digitar na barra de busca, falar com o smartphone tem se tornado uma tendência, principalmente em atividades que necessitam de foco em outros lugares que não sejam a tela do telefone, como dirigir e cozinhar. Por isso, as pessoas desenvolvedoras web necessitarão adotar esse mecanismo em seus websites. Aplicativos Web Progressivos (PWAs) transformam sites em aplicativos nativos.

Aprenda Como se Sair Bem em Entrevistas de Programação

O LinkedIn é uma ótima rede social para fazer network e trocar ideias com pessoas que terão o prazer de compartilhar suas experiências. Quanto às habilidades necessárias para trabalhar com desenvolvimento web, tudo dependerá da área que você pretende seguir. Para o desenvolvimento web front-end, é imprescindível conhecer HTML, CSS e JavaScript, pois são a base da grande maioria dos sites existentes. O planejamento é essencial para o bom desenvolvimento de um website e o cumprimento do prazo de entrega. Assim, nessa fase são definidos o público-alvo do site e qual será seu conteúdo. Bem como, é imprescindível definir quais tecnologias melhor atenderão o projeto e se haverá ou não integração com outras ferramentas, como os formulários do Google, por exemplo.

  • Para obter os recursos adicionais da plataforma, como auditorias avançadas e acesso aos GitHub Codespaces, você precisa assinar um dos seus planos pagos.
  • Ele também envolve integração com sistemas e ferramentas, armazenamento de banco de dados, cibersegurança, entre outros, com o objetivo de estruturar cada detalhe de uma página da internet.
  • Já os salários na área de desenvolvimento web variam conforme a experiência do profissional, o cargo e o tamanho da empresa.
  • Sendo assim, se você possui conhecimento suficiente em uma linguagem de programação, pode pensar em compartilhar suas experiências em curso ou em um livro.
  • Isso inclui garantir que o site seja responsivo, ou seja, que se adapte e funcione bem em uma variedade de dispositivos e tamanhos de tela.
  • O front-end envia pedidos ao back-end, que, por sua vez, processa esses pedidos e retorna os resultados ao front-end para serem apresentados ao usuário.

O Sketch é uma das melhores ferramentas de desenvolvimento web para criar ilustrações perfeitas. Ele tem ferramentas robustas de design, baseadas em vetores, que facilitam a criação de qualquer tipo de interface ou protótipo. Aqui estão as dez melhores opções para desenvolvedores experientes, que procuram por ferramentas de desenvolvimento web que aprofundem seus conhecimentos e aprimorem seus projetos. O Marvel é uma das melhores ferramentas para wireframes, permitindo criar fácil e rapidamente vários tipos de projetos de design. Essa plataforma de design colaborativa e baseada na web traz vários recursos robustos de prototipagem e testagem de usuários. Muitas pessoas sem um diploma universitário podem obter empregos como desenvolvedor web ao participar de boot camps, cursos ou programas de certificação.

desenvolvimento web

Quais as principais vantagens?

Portanto, fica claro que existe uma grande diferença entre front-end e back-end, mas as duas funções são complementares. Para cada uma delas existe um universo de linguagens de programação a ser trabalhado, por isso, a área de desenvolvimento web foi dividida. Já o back-end developer é o profissional que trabalha em toda a parte de desenvolvimento web que é invisível aos olhos do utilizador. É ele o responsável por codificar e programar toda a parte do sistema interno operacional.

Dit bericht is geplaatst in Bootcamp de programação. Bookmark de permalink.